TEORIA

O professor pesquisador


O professor necessita ser considerado um profissional pesquisador sim! Mais do que qualquer outra profissão a educação exige um trabalho de pesquisa constante e ininterrupto, o tipo de trabalho que não termina nunca.

Sem a pesquisa o trabalho docente fica seriamente comprometido, haja vista que é através da pesquisa que encontramos o caminho promissor para criar uma nova postura frente ao grande desafio da busca pelo conhecimento.

O professor que adota uma postura critica frente aos conteúdos que pretende trabalhar com seus alunos está articulando seu currículo a favor da aprendizagem e não restringindo seu trabalho ao mero repasse de informações.

Tudo na vida precisa fazer sentido, quando não encontramos sentido no que estamos fazendo, automaticamente perdemos o interesse e ficamos desmotivados. Do mesmo modo alunos e professores precisam encontrar sentido no que fazem.

A realização de pesquisas encontra nos espaços pedagógicos o ambiente perfeito para sua realização, haja vista que o espaço pedagógico reúne alunos e professores na busca pelo saber.


Cassiane Schmidt da Silva
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Letramento e capacidades de leitura para a cidadania, de Roxane Rojo.

Resenha: Roxane Rojo inicia o texto com uma fala do Ziraldo “Ler é melhor que estudar”, opinião quase que unâmine, segundo a autora pela população letrada. Isso se dá porque as práticas didáticas de leitura letrada exploradas pela escola não correspondem às exigidas pela sociedade.
A autora afirma que ler envolve procedimentos e capacidades que estão intimamente ligadas às situações e finalidades de leitura que são decorrentes de muito estudo e pesquisa.
Ler, até o inicio da segunda metade de século era simplesmente decodificar grafemas (na escrita) e fonemas (na fala), ou seja, leitura era a decodificação.
Após as pesquisas sobre leitura ao longo dos últimos 50 anos a leitura transpõe o aspecto da simples decodificação chegando a um aspecto cognitivo, de compreensão. Já neste processo o leitor necessita dispor de uma série de capacidades mentais denominadas estratégias, que o ato de ler envolve uma espécie de interação entre o autor e o leitor.
Recentemente ainda, que o discurso / texto depende da interação entre autor / leitor, ou seja, das finalidades da leitura e da produção, além da esfera social.
Roxane menciona que há três conjuntos de capacidades que envolvem os procedimentos de leitura.
· Capacidades de decodificação:
Referem-se basicamente ao domínio das convenções gráficas e suas relações, ou seja, capacidades aprendidas no processo de alfabetização.
· Capacidades de compreensão (estratégias):
Referem-se a uma seqüência de capacidades que envolvem o antes, o durante e o depois da leitura.
· Capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (interpretação, interação):
Referem-se a uma seqüência de capacidades que já envolvem a interação do leitor assumindo uma posição ao longo e ao final da leitura.

Resenha disponível em http://oliale.blogspot.com.br/2007/10/letramento-roxane-rojo-alessandra-e.html Acesso em 10 maio 2013.

Texto completo disponível em http://deleste2.edunet.sp.gov.br/htpc2012/pc1_letramento.pdf Acesso em 10 maio 2013.

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